Destaques

Maria Martins

maria_martins
Maria de Lourdes Martins Pereira de Souza nasceu na cidade da Campanha (MG) em 1894. Ainda menina, mudou-se com a família para Petrópolis (RJ), onde estudou no Colégio SION (Congregação Nossa Senhora de Sion). Casou-se com o embaixador Carlos Martins Pereira de Souza, com quem viveu longos anos no exterior.
Em 1926, no Japão, veio a se dedicar à escultura, trabalhando inicialmente em madeira, terracota e cerâmica, dominando, com o tempo, outros materiais como o mármore e o bronze. Em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 1039, aperfeiçoou-se no atelier de Oscar Jesper. Foi a única artista plástica brasileira a se envolver no surrealismo parisiense, tendo sido incluída no livro Lê surréalisme et la peinture de André Breton, fundador deste movimento, como um dos nomes entre os grandes da arte da primeira metade do século XX. Começou a apresentar seus trabalhos em 1940 na Filadélfia (EUA), e sua primeira exposição individual foi no ano seguinte na Galeria Corcoran em Washignton.
Nos anos 1950, participou da I, II e III bienais de São Paulo e integrou o Conselho Deliberativo do grupo de fundadores do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Maria Martins recebeu diversos prêmios nas inúmeras exposições coletivas e individuais que fez.
Além da escultura, Maria Martins assinou durante vários anos uma coluna no Jornal carioca Correio da Manhã, onde entrevistava personalidades de expressão. Publicou, ainda, A Índia e o Mundo Novo, A Ásia Maior - o Planeta China, Ásia Maior - Brama, Gandhi e Nehru, e escreveu sobre a vida dos poetas Rimbaud e Paul Verlaine, com os quais se identidicava.
Suas obras alcançaram o reconhecimento internacional e suas esculturas encontram-se nos mais importantes museus e coleções particulares. 
Faleceu no Rio de Janeiro, em 27 de março de 1973.
Fonte bibliográfica: Dicionário Mulheres do Brasil - de 1500 até a atualidade - biográfico e ilustrado. Organizado por: Schuma Schumaher e Èrico Vital Brazil - Jorge Zahar Editor - Rio de Janeiro - Ed. 2000.ee (1939). 
AddThis Social Bookmark Button