Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Eduardo Suplicy

 

       Eduardo Suplicy

       

Eduardo Suplicy nasceu na cidade de São Paulo, em 21 de junho de 1941. Era casado com a ex-deputada e atual prefeita paulista, Marta Suplicy. Economista e administrador formado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (1964), onde mais tarde lecionou economia. Tem mestrado e doutorado na Michigan State University (EUA) e foi também pesquisador visitante no Food Research Institute, da Stanford University (EUA).

É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado estadual pelo extinto MDB (1979/83) com mais de 70 mil votos. Destacou-se na luta por esclarecimentos sobre o paradeiro de presos políticos durante o regime militar e por eleições livres e diretas em dois turnos para todos os cargos executivos.

Deputado Federal (1983/87) eleito com 83 mil votos, empenhou-se para desvendar os casos Coroa-Brastel e Delfim, considerados os principais escândalos financeiros da época. Em 1985, candidatou-se à Prefeitura de São Paulo e, em 1986, ao Governo do Estado de São Paulo, perdendo nas duas oportunidades.

Eleito vereador (1989/91) com 201.549 votos, foi conduzido à presidência da Câmara Municipal de São Paulo, tornando-se logo depois o primeiro senador eleito da história do Partido dos Trabalhadores (1991/99) com 4.229.706 votos (30% dos votos válidos). Na condição de único representante do PT no Senado, exerceu a liderança do partido entre 1991/94, mantendo-se no cargo em 1995 por indicação da bancada do PT, que já era formada então por quatro senadores. No ano de 1998 foi novamente indicado para líder do partido no Senado, acumulando desta vez também, a liderança de todo bloco de oposição (PT, PDT, PSB e PPS).

Reeleito senador (1999/2006) com 6.718.463 votos (43.07% dos votos válidos), pronuncia-se quase diariamente nas sessões plenárias e Comissões. É sempre um dos principais inquiridores nas Comissões Parlamentares de Inquérito mais polêmicas. Dedica especial atenção aos temas econômicos e sociais e, embora crítico constante da política econômica do governo, tem bom relacionamento com seus formuladores, como o ministro da Fazenda, Pedro Malan. É autor do Projeto de Garantia de Renda Mínima (PGRM) que institui o Imposto de Renda Negativo no Brasil e se tornou sua principal bandeira. O projeto foi aprovado por unanimidade no Senado e está pronto para ser votado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Ele prevê uma Renda Mínima destinada aos cidadãos que recebem menos de R$ 270, equivalente a 30% ou 50% da diferença entre a sua renda e este valor.

Suplicy pertence à família Matarazzo - uma das mais tradicionais representantes da burguesia nacional paulista - e, mesmo assim, faz questão de se envolver diretamente nos problemas sociais mais delicados, o que lhe garante boa visibilidade na mídia. Nas discussões sobre a reforma agrária tem sido um dos principais interlocutores entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o governo federal. Participou da grande marcha nacional do MST, em 1997, em Brasília, depois de acampar com os manifestantes. Em outra oportunidade mudou-se por alguns dias para um barraco de favela, para vivenciar melhor os problemas quotidianos de sua população. Quando milhares de presos de vários presidios paulistas se revoltaram ele foi para lá, conviveu com eles e pernoitou no Carandiru.

Agora, já se proclamou candidato a candidato do PT para 2002 e defende a tese de que o partido deve escolher um nome através de prévia e não pela cúpula como acontecia anteriormente. Apesar do bom relacionamento com a imprensa, não chega a ter grande influência dentro do partido.

Fonte: Senado e Politicall.com

Conteúdos relacionados:

 Rugendas | Almeida Júnior | Benedito Calixto de Jesus | Ismael Néri Lasar Segal | José Pancetti | Cândido Portinari | Anita Malfatti | Heitor dos Prazeres | Mário Zanini |Tarsila do Amaral Flávio de Carvalho | Aldo Bonadei Veja mais 


AddThis Social Bookmark Button