Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Edifício Copan

Os edifícios Copan e Itália formam um conjunto que foi durante os anos 50 a 70 a imagem da "São Paulo moderna". O Copan, projetado em 1951 por Oscar Niemeyer, tendo em vista os festejos do IV Centenário da cidade, é a maior estrutura em concreto armado do Brasil. Porém o arquiteto se desinteressou pelo trabalho quando suas idéias iniciais não foram totalmente atendidas e acabou delegando a terceiros o desenvolvimento do projeto de execução.
Trata-se da maior estrutura de concreto armado de São Paulo e foi centro de interesse de um enorme complexo arquitetênico imaginado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo (criada por ocasiãodos festejos do IV Centenário), que previa nas suas instalações um hotel de luxo, apartamentos, teatro, cinemas, restaurantes, jardins suspensos, centenas de lojas e garagens subterrâneas.
Inicialmente o edifício residencial deveria ter 900 apartamentos, mas os blocos E e F, que teriam amplos apartamentos de 4 dormitórios, foram desenhados para kitchenettes e apartamentos de 1 dormitório. Hoje o COPAN tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos com 2.038 moradores e área comercial no térreo com 72 lojas além de cinema que é ocupado por igreja evangélica. O bloca A têm 64 apartamentos de 2 dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de 3 dormitórios e os blocos B, E e F têm 968 apartamentos tipo kitchenettes e de 1 dormitório. O edifício possui 20 elevedores no total e 221 vagas para automóveis no subsolo.
Quase tudo foi executado, com exceção do hotel e do teatro. Apesar do edifício estar totalmente fora da sua concepção original, podendo ser atribuída a Niemeyer somente a forma exterior, continua sendo um marco referencial da maior importância para a leitura da cidade, persistindo como um dos símbolos da modernidade urbana do Centro Velho.

Conteúdos relacionados: