Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Antonio Carlos Jobim

jobim

Antonio Carlos Jobim nasceu no Rio de Janeiro no dia 25 de janeiro de 1927 e faleceu em New York, no dia 08 de dezembro de 1994. Um dos grandes fundadores da nova música popular brasileira e principal criador da bossa nova, que ele mesmo lançou no final dos cinqüenta, junto com João Gilberto, Vinicius de Moraes, Luis Bonfá, etc.

Grande arranjador e compositor, Jobim foi um dos mais importantes artistas produzido pela música popular brasileira, influenciando também o jazz (são importantes suas colaborações com Stan Getz durante a bossa nova), atraindo a atenção de um maestro como Gil Evans e colaborando com improvisadores como Harry Lookofsky, Joe Farrell e Ron Carter.

Em 1941, Jobim começou a ter aulas de piano e composição com Hans Koelreuter.Em 52, ao abandonar a Escola de Arquitetura, escolheu a música como área e vocação de trabalho, indo trabalhar na Continental Discos. Dois anos depois, obtém o seu primeiro sucesso, "Tereza da Praia", nas vozes de Dick Farney e Lúcio Alves. Em 1956, é o novo diretor artístico da Odeon e conhece aquele que seria seu grande parceiro, Vinícius de Moraes e juntos compõem a trilha para "Orfeu da Conceição".

Em 1958 é lançado o histórico disco "Canção do Amor Demais" de Elisete Cardoso com músicas de Tom e Vinícius; em 1960, criam a "Sinfonia de Brasília", encomendada pelo presidente JK. Em 1962, o primeiro grande show da bossa-nova é montado no Restaurante "Au Bom Gourmet", no qual participavam, Tom, Vinícius, João Gilberto e os Cariocas. Mas foi no dia 22 de novembro que o mundo tomou conhecimento da nova música brasileira com o show no Carnegie Hall.

A partir daí, a carreira de Tom ganha um status internacional, sendo o nosso músico mais prestigiado no exterior. Produziu uma vasta obra na qual se destacam, "Caymmi visita Tom"(1964), "Jobim & Sinatra"(1967), "Stone Flower"(1970), "Matita Perê"(1973), "Miucha & Tom"(1978) e "Antônio Brasileiro"(1994). Também foi muito profícuo na produção de trilhas sonoras e entre elas estão, "A Casa Assassinada"(1971), "Gabriela"(1982), "Para Viver um Grande Amor"(1983), "Fonte da Saudade"(1984) e a mini-série, "O Tempo e o Vento"(1984).

Fonte: www.clubedejazz.com.br

Tom Jobim Discografia

Conteúdos relacionados:

 Rugendas | Almeida Júnior | Benedito Calixto de Jesus | Ismael Néri Lasar Segal | José Pancetti | Cândido Portinari | Anita Malfatti | Heitor dos Prazeres | Mário Zanini |Tarsila do Amaral Flávio de Carvalho | Aldo Bonadei Veja mais 



AddThis Social Bookmark Button