Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Museu Casa de Portinari

MUSEU CASA DE PORTINARI

Criação, Instalação e Características

O Museu Casa de Portinari foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970, constituindo-se de uma casa principal, dois anexos e uma capela.A sua entidade mantenedora é a Secretaria de Estado da Cultura, estando especificamente vinculado a UPPM - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.A inclusão do Museu Casa de Portinari na Rede de Museus da Secretaria da Cultura do Estado deu-se através do Decreto de 08 de abril de 1970.Trata-se de um Museu de pequeno porte, quer por sua área, quer pelo número de funcionários que prestam serviços ao mesmo.O Museu possui duas vertentes básicas: Artística e Biográfica. Na parte biográfica do Museu a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida. O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera.A técnica do afresco é bem pouco difundida no Brasil, consiste em pintar sobre uma parede preparada com argamassa úmida, usando pigmento misturado somente com água, o cimento absorve a mistura de água com tinta que seca juntamente com o mesmo. Quanto à têmpera, esta técnica utiliza como tinta uma mistura de água, substâncias oleosas, ovo (principalmente a gema) e pigmento em pó, o ovo funciona como aglutinante; constitui um desafio ao artista, por causa da rápida secagem.A temática das obras é predominantemente sacra, exceto as suas primeiras experiências neste gênero de pintura realizadas em sua casa, as demais obras do acervo são religiosas.

foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970, constituindo-se de uma casa principal, dois anexos e uma capela.

A sua entidade mantenedora é a Secretaria de Estado da Cultura, estando especificamente vinculado a UPPM - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

A inclusão do Museu Casa de Portinari na Rede de Museus da Secretaria da Cultura do Estado deu-se através do Decreto de 08 de abril de 1970.

Trata-se de um Museu de pequeno porte, quer por sua área, quer pelo número de funcionários que prestam serviços ao mesmo.

O Museu possui duas vertentes básicas: Artística e Biográfica. Na parte biográfica do Museu a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida. O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera.

A técnica do afresco é bem pouco difundida no Brasil, consiste em pintar sobre uma parede preparada com argamassa úmida, usando pigmento misturado somente com água, o cimento absorve a mistura de água com tinta que seca juntamente com o mesmo. Quanto à têmpera, esta técnica utiliza como tinta uma mistura de água, substâncias oleosas, ovo (principalmente a gema) e pigmento em pó, o ovo funciona como aglutinante; constitui um desafio ao artista, por causa da rápida secagem.

A temática das obras é predominantemente sacra, exceto as suas primeiras experiências neste gênero de pintura realizadas em sua casa, as demais obras do acervo são religiosas.

Orientações aos cadeirantes

As cadeiras de rodas do museu serão disponibilizadas aos visitantes que apresentarem necessidade de sua utilização. A instituição pede aos proprietários de equipamento próprio que os utilizem, dando preferência de uso das cadeiras de rodas disponibilizadas pelo museu aos visitantes que não tenham o equipamento. As visitas educativas são disponibilizadas apenas para grupos pré-agendados, que devem entrar em contato com o museu pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Localização e Expediente

O Museu Casa de Portinari fica na cidade de Brodowski, interior paulista, a aproximadamente 330km da capital. O principal acesso é pela Rodovia Candido Portinari, entre Ribeirão Preto (23km) e Batatais (12km), no seguinte endereço:

Praça Candido Portinari, nº 298 – centro

14340-000 Brodowski – SP

(16) 3664-4284

Visitação pública

De terça a domingo, das 9 às 17h

Agendamento de grupos e excursões

Pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9 às 17h

http://www.museucasadeportinari.org.br/

 

Museu do Ipiranga | MASP | MAM | MUBE | MAC - USP | Pinacoteca MIS |  Museu de Arte Brasileira | Parque da Independência | Museu da Casa Brasileira | Museu da Lingua Portuguesa



AddThis Social Bookmark Button