Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Nos tempos de Mozart -Tardes Musicais Fundação Ema Klabin

fabio_ema

Vigor e ardor

Nenhuma presença espiritual se apodera tanto de nós quanto a arte. Tal como o amor, nada nos preenche tanto de ternura, nada nos mostra com maior ímpeto a maravilha do mundo, nada nos faz compreender tão bem o sentido da vida quanto a música. E que belo lugar é a Fundação Ema Gordon Klabin para ser mais uma vez o destino inexaurível dos próprios ouvidos! Quanta beleza das árvores, da quietude do lago, do derradeiro movimento do Sol antes de ser noite, do charme irresistível da ampla casa, do perfume de minha namorada que torna ainda mais sedutora a tarde. E qual não é o prazer de ouvir a delicadeza do piano? Qual não é o prazer de ouvir o ardor do violino? Talvez, por esse motivo, o Sol demorava diante do horizonte, talvez, por esse motivo, o pássaro do entardecer reivindicava a possibilidade de uma flauta, talvez, por esse motivo, o vento frio substituía a falta de um violoncelo.

Qual não é a rara sintonia da Liliane Kans e Fábio Chamma? Qual não é a delícia de ouvir e ser apenas enlevo, de fechar os olhos e ser apenas memória, de possuir as mãos de minha namorada e ser apenas amor? Qual não é a alegria de saborear a melodia do piano, de saborear o que há de picante em algumas notas, de refrescar o paladar com a substância inefável do violino? Qual não é a doce melancolia, a comunhão da paisagem com a alma, a emoção de ser plena existência? Como não se embevecer com a própria respiração, como não se embevecer com o desejo por cada nota, como não se embevecer com a serenidade dos arvoredos, enquanto tudo é a harmonia do cosmos? A música, de fato, foi feita para o mundo, o mundo foi feito, de fato, para a música: não percam as próximas apresentações...

Fábio Padilha Neves

Liliane Kans e Fábio Chamma - Nos Tempos de Mozart

Formados pela Unesp, os intérpretes trazem ao público instrumentos que são cópias fiéis de um Fortepiano modelo Stein de 1784, antecessor do piano moderno, construído por César Guidini; e de um violino com cordas de tripa e arco clássico, do século XVIII. O repertório apresentado pelo duo é característico de tais instrumentos, com composições de Mozart, Beethoven e Johann Schöbert. 

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin

Rua Portugal, 43 | Jardim Europa

São Paulo | SP | Brasil

CEP 01446-020

Tel.: (11) 3062-5245

Museu do Ipiranga | MASP | MAM | MUBE | MAC - USP | Pinacoteca



AddThis Social Bookmark Button