Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Liliana Porter: diante do vazio

liliane__porter005p  liliane__porter007p  liliane__porter006p      

Liliana Porter: diante do vazio


Através de uma obra de arte, nós somos parte do mundo, nós somos o que o mundo ainda desconhecia de si mesmo, nós somos o que faltava ao mundo de mistério. Tiro tais conclusões através da exposição "The enemy e outros olhares oblíquos", da artista Liliana Porter, na Galeria Luciana Brito. Qual não é a beleza sutil dos trabalhos? Qual não é a sensação de amplo espaço, de ampla solidão ativa, de ampla alegria lírica? Qual não é o ardor de inserir pequenos objetos que criam uma atmosfera de sonho? Liliana Porter descobre, durante o próprio labor, um prazer sem tamanho por cada um dos elementos do quadro. E o que parece jogo do acaso é, na verdade, fruto de muita meditação e emoção, é fruto de uma alma que se deslumbra com o mundo e suas possibilidades, é fruto de perceber o vazio da tela sem ser vazio de significado, de perceber o silêncio da tela sem que seja um silêncio inerte, de perceber, na mínima inserção de algo, o dom para a felicidade.

Qual não é a intimidade com diversos meios plásticos? Qual não é a intimidade com a delicadeza da foto em preto e branco, rica em doces nuances? Qual não é a intimidade com o tecido bordado, pleno de sugestões e poesia? Qual não é a intimidade com o vídeo, denso em sabor e júbilo? Quanto mais tempo perto da beleza de tais obras, mais longe fico da pressa cotidiana, mais longe fico da impaciência, mais longe fico do tédio. Portanto, é uma exposição que vale a visita, que vale a oportunidade de ser um pouco mais de si mesmo, que vale a oportunidade de ser um pouco mais dos outros. Venham e confiram.

Fábio Padilha Neves

Luciana Brito Galeria. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Tel. 55.11.3842.0634. Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia, São Paulo, Brasil. 21.set - 22.oct / 

Museu do Ipiranga | MASP | MAM | MUBE | MAC - USP | Pinacoteca


   

 

AddThis Social Bookmark Button