Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Aclimação ganha obras de Ianelli

Conhecido internacionalmente por sua pintura abstrata e intensamente colorida, Arcangelo Ianelli faz esculturas a pelos menos 25 anos - mas nunca realizou uma mostra dessas peças, que cria e guarda em seu ateliê no Paraíso, em São Paulo. Duas delas poderão ser vistas e partir de hoje por quem transita pelo Parque da Aclimação. Dança Branca e Amantes, obras em mármore branco, acabam de ser doadas à prefeitura.

As duas criações mais recentes completam um conjunto de três trabalhos que o artista plástico fez para o bairro em que passou a maior parte da vida. A primeira peça foi doada no ano passado. "Esse é o lugar onde vivi quase todos os anos de minha vida e por isso decidi oferecer para a cidade o meu trabalho", conta o artista plástico. "Até porque mais do que um lar, essa região está ligada a um período importante de minha trajetória artística, que é minha fase figurativa", continua Ianelli.

O pintor diz que com isso quer estimular a doação de obras de artes a espaços públicos da cidade e, mais do que isso, a ampliação das políticas públicas de doação de obras que implicam procedimentos como a avaliação da obra por comissãoes especializadas e a manutenção das peças.

De corpo elíptico e vertical, as peças foram feitas sobre uma base de mármore de 80 centímetros. Assim, as esculturas ficaram com 3,6 metros de altura.

Quem corre ou caminha no parque (como o próprio artista, diariamente, a partir das seis da manhã) poderá avistar os trabalhos por diferentes ângulos. Os muitos pontos de vista proporcionam aspectos distintos para as esculturas. Isso porque são realizadas dentro da tradição construtiva brasileira, rica em jogos óticos.

                                                      

Fonte: 7 de abril de 2001 / O Estado de São Paulo

AddThis Social Bookmark Button