Destaques

Nossa Senhora do Ó

Nossa Senhora do Ó Localizada no antigo Arraial de Tapanhuacanga, fundado pelo paulista Bartolomeu Bueno da Silva e seus parentes, a Igreja do Ó é uma das mais importantes contruções religiosas

Em documento de 1717, devotos de Nossa Senhora da Expectação do Parto, cuja festa foi introduzida na Espanha no ano de 656, solicitaram ao Senado da Câmara a doação "de setenta braças de terra em quadra", fato concretizado dia 28 de setembro do mesmo ano e confirmada a 1º de Janeiro de 1718. Era comum a ereção de uma pequena capela tão logo fosse levantado um pequeno povoamento para que seus moradores pudessem invocar a proteção dos Céus. A 08 de Janeiro de 1719 , o Capitão Lucas Ribeiro de Almeida contrata os serviços de Manuel da Mota Torres para reparos na Igreja.

A Festa da Padroeira era comemorada na semana que antecede o Natal, quando eram cantadas as Ladainhas, repetindo, a cada dia, as sete antífonas (versículos) sempre precedidos por um Ó, fato que levou a ser popularmente denominada de Igreja do Ó.

A fachada apresenta alguns detalhes orientais,com interior exuberante, numa profusão de vermelho dourado e azul em talha representativa da primeira fase do barroco mineiro , muito bem representada na talha do altar-mór, em policromia. com colunas torsas ( ou salomônicas) com cachos de uvas e folhas de videira simbolizando a Eucaristia, e a ave Fênix representando a Ressurreição de Cristo. Nas faces frontais do arco-cruzeiro, painéis com motivos chineses, pintados a ouro, dão um toque bem oriental ao interior desta belíssima contrução religiosa. Painéis laterais com pinturas representando o nascimento e vida pública de Cristo complementam a ornamentação a exemplo dos painéis emoldurados, no teto da nave, mostrando símbolos da virgem.

Na capela-mór, encontramos no teto e paredes laterais, caixotões com pinturas representativas da Adoração dos Reis Magos, a Circuncisão, a Virgem com o Menino Jesus, a visita a Izabel, a Adoração dos Pastores, a Sagrada Família a passeio, o Casamento da Virgem, a Anunciação e assunção. Um detalhe a ressaltar é que a maioria destes personagens estão representados com "olhos amendoados ou orientais", inclusive os animais. Este fato leva-nos a refletir bem mais profundamente sobre a autoria destes trabalhos. A Igreja do Ó é na realidade um marco dentre as construções religiosas no Brasil.

Visitação:
De Terça-Feira a Domingo, das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas.
Taxa de Visitação R$ 1,00
Localiza-se no Bairro Siderúrgica.
Fone (031) 671. 1724.

Outras informações:

AddThis Social Bookmark Button